Projeto de Volta às aulas- 1º ano: Meu mundo mágico

atividade de volta às aulas 1º ano

Este é um Projeto de Volta às aulas indicado para o 1º ano do Ensino Fundamental II, mas também podendo ser utilizado com a turma do 2º ano. O tema deste projeto é “Meu mundo mágico”, ressaltando as aventuras, fantasias e diversão a serem vividas durante o ano letivo e representando a visão de um novo mundo, um mundo mágico trazido pela aquisição da leitura e escrita, objetivo principal desses anos iniciais do Ensino Fundamental I.
É formado por 5 páginas contendo atividades de acordo com a BNCC e com a indicação do código da habilidade contemplada, além da capa ilustrativa. Apesar de estarem conectadas e se referirem ao mesmo tema, não é obrigatório seguir uma sequência, podendo serem utilizadas conforme ideia e necessidade do professor(a).
A primeira página é composta por uma atividade sobre seu próprio nome e o nome de um colega, analisando a quantidade de letras e sílabas de cada um, bem como letras e sílabas iniciais e finais dos respectivos nomes. Uma excelente oportunidade para que a professora/o professor faça uma dinâmica com a turma para se apresentarem e se conhecerem.
Uma dinâmica legal para início de ano e que tem correspondência com o tema das atividades é a dinâmica do “Tapete mágico”, o objetivo dessa dinâmica é estimular o trabalho em grupo e agir coletivamente. Para isso, são necessários pedaços de tapete ou papelão. Cada grupo recebe dois "tapetes mágicos", de forma que seus integrantes caibam de pé sobre um deles. A tarefa consiste na travessia da sala, ou área demarcada, sem que nenhum dos integrantes pise no chão. Cada grupo deve desenvolver sua estratégia para o cumprimento da tarefa, que consiste na passagem dos integrantes de um tapete (cheio) para o próximo (vazio).

Também na primeira página há a atividade matemática da construção de uma tabela e um gráfico com a quantidade de meninas e meninos que compõe a turminha, além de perguntas comparando os resultados obtidos. Ao final, há alguns objetos mágicos para os estudantes contarem suas quantidades. Aproveite este momento para observar os alunos que conseguem contar termo a termo, os que contam formando pares, os que conseguem contar, mas possuem dificuldades em registrar o numeral correspondente, entre outros pontos importantes para uma avaliação prévia da turma. Como complemento você pode realizar a comparação de quantidades desses objetos de forma oral, questionando-os, seja individualmente ou coletivamente, qual possui a maior e menor quantidade, quanto um tem a mais ou a menos que o outro, qual a quantidade se juntar dois ou três objetos, entre outras perguntas que achar pertinente.

Ainda na segunda página, seguindo a linha da história mágica, há algumas situações problemas simples envolvendo as quatro operações, se achar necessário ofereça aos estudantes materiais concretos como tampinhas de garrafas para que possa resolver os problemas, ou até mesmo sugira que utilizem seus lápis. Acredito que, num primeiro momento, essa atividade poderá ser realizada de forma coletiva, com indagações pertinentes durante sua realização.
A terceira página tem como um dos objetivos avaliar a hipótese de escrita dos estudantes, sugerindo que escrevam o nome dos objetos “mágicos” que os acompanharam durante o ano letivo, levando em conta a quantidade de sílabas dessas palavras para uma melhor avaliação da hipótese de escrita. Depois há um espaço para que o professor dite as palavras e frase de sua escolha. Lembre-se que para uma avaliação mais precisa dessas hipóteses é necessário pedir que o estudante leia as palavras que escreveu, colocando o dedinho onde está lendo.
Nessa mesma página há outra atividade de matemática que consiste em adições simples, para que os estudantes trabalhem a contagem de quantidades e se familiarizem com alguns sinais presentes na Matemática, como o sinal de adição e igual, chame a atenção deles para isso. No 1º ano ainda utilizamos os desenhos como apoio para a resolução de problemas e resolução de operações, além de materiais concretos, mas é importante iniciar o processo de abstração, com o uso dos números e sinais matemáticos.
A quarta página é composta de uma atividade onde os estudantes deverão completar os quadradinhos com as letras do alfabeto, aliás a leitura do alfabeto diária é importante para a memorização e conhecimento das diferentes letras presentes na construção da escrita, pois um aluno que se encontra na hipótese de escrita pré-silábico que usa diferentes letras na escrita das palavras está um degrau acima daquele que utiliza apenas as letras de seu nome, afinal demonstra conhecimento de mais letras, o que, mais para frente, o ajudará em seu processo de alfabetização. Também há outra atividade em que deverão colocar as letras iniciais das figuras, procure enfatizar o som de cada sílaba que forma a palavra e de cada letra.
A atividade de Matemática desta página necessita que o professor leve para a sala de aula o dinheirinho para ser utilizado pela turma. É preciso também que antes de iniciá-la, seja apresentado aos alunos todas as notas e moedas que formam nosso sistema monetário e seus respectivos valores. Sugiro que essa atividade seja realizada de forma coletiva ou em duplas produtivas.

Para finalizar, a última atividade consiste na elaboração de regras e combinados da turma. Antes de solicitar que os estudantes desenhem sobre cada regra, converse com a turma sobre a importância e necessidade de se ter regras em todos os lugares para o melhor funcionamento da sociedade e melhor convivência entre as pessoas. Leia cada regra e discuta com os alunos sobre o que significa e peça que a ilustrem, demonstrando entendimento. Após finalizar, peça que cada um deles recorte uma das regras e cole-as em um cartaz coletivo, elaborado pela turma. Ao final, peça que cada uma “assine”, explicando que o ato de assinar algo significa que entendi as regras, concordo com elas e me comprometo a segui-las.

HABILIDADES:

EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP10- Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF01LP03- Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
EF01LP04- Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP06- Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF01LP10- Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF01LP21- Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF01LP26- Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
EF01MA01- Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
EF01MA03- Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
EF01MA06- Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
EF01MA08- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
EF01MA19- Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
EF01MA21- Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
EF01MA22- Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

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